segunda-feira, 14 de setembro de 2009

e aí, o que faremos?

Estive pensando o quanto a cultura de João Pessoa rasteja... uma cidade praticamente vizinha – recife – é pólo de cultura, e nós, paraibanos, vivemos num ócio cultural. Acho que isso é fruto da politicazinha coronelista e atrasada que a gente tem aqui. Aqui tem dois grupos políticos revezando no poder fazendo o povo de besta acho que há uns 20 anos. A Paraíba tem um potencial do caralho, temos ótimos músicos, ótimos instrumentistas, mas todos fogem porque aqui nenhum dos governos tem um grande projeto para a cultura. já em recife/Olinda – ou em Pernambuco em geral – altos projetos fodas estão acontecendo. Eu acho que eles não investem em cultura porque não dá dinheiro direto para os cofres públicos...não dá um caralho! Um grande projeto de música movimentaria o turismo, os hotéis, os comércios... fora que seria uma forma de ‘educar’ a população. Imagina aí, a Paraíba é ícone em cultura, lá altos projetos acontecem. Umas bandas do caralho tocam lá... ‘ei, vai ter Buena Vista Social Club lá em João Pessoa num projeto de música internacional, vamo?’. Esse tipo de situação não acontece em Recife nunca! Pelo contrário, é o que acontece aqui. A gente dá dinheiro pra os pernambucanos (não que isso seja péssimo), mas as coisas poderiam acontecer aqui, não? Fugindo um pouco da cultura, todos os estados que estão no litoral do nordeste tem alguém da Petrobras fazendo pesquisa e em muitos, já extraindo petróleo, menos sabe aonde? Na Paraíba. Isso é culpa dos Cunhalima e dos Maranhão. Os mizerinha fodem com toda a Paraíba e ainda saem com a conta cheia de dinheiro. Tratam o povo do interior feito boi no rebanho. E o pior, a população, pela sua ignorância, acredita e endeusam os dois grupos. Os dois grupos que só fizeram foder com a cultura, com a economia e com as condições de vida da população. E mudança precisa acontecer imediatamente!!

Na minha opinião, essa mudança não acontece porque o movimento estudantil que existia antes não existe mais – agora é só passe livre e marcha da maconha -, o movimento trabalhista só pensa nos próprios interesses e a população nem ao menos se revolta, pelo contrário, se acomoda.

Sim, o passe livre é necessário sim. Mas e o resto?? O que porra o movimento estudantil faz pelos próprios estudantes e pela população em geral?? Absolutamente nada. E agora, um grupinho do DEM(o) entrou no DCE da UFPB, aí fudeu mais ainda.

A Paraíba necessita de uma mudança o mais rápido possíve! Os estudantes deveriam parar de se importar apenas com seus cursos e, no caso do ensino médio, com os vestibulares e ir à luta! O ócio é uma merda, principalmente o político e é o que estamos vivendo, o ócio político.

3 comentários:

Pedro Queiroz disse...

realmente, a cultura é uma coisa que os últimos gestantes não deram muita bola. e deixe de difamar as pessoas sem saber. e pernambuco é do caralho porque é. além da cultura de raíz, tem coisas boas saindo de lá toda hora. tudo bem que isso é tambem graças ao incentivo que o governo da à arte, mas temos o mérito.

Matteo Ciacchi disse...

e a Paraíba não tem mérito não? Se a gente tivesse um incentivo massa do governo a gente podia ser um pólo cultural competindo com Recife: Totonho teve que ir pro Rio pra ganhar visibilidade (e uma visibilidade mínima). Tem altas coisas sendo criadas por aqui e o governo nem aí. Só Cabruêra e Burro Morto praticamente conseguiram contornar essa história razoavelmente bem.

Hugo Limeira disse...

e aqui em joão pessoa não tem nada sendo produzido né pedro?