quinta-feira, 15 de abril de 2010

religião

bem, estive vasculhando meus emelhos e vi esse texto que eu tinha escrito para a prova final de religião. aí vai:

Desde que o homem é homem que ele tenta(com êxito, infelizmente) botar a ‘culpa’ dos acontecimentos naturais pra cima de um ser superior que pode ser chamado de Deus, Alá, Jah entre outros. E são essas forças religiosas que regiam e regem até hoje a sociedade Brasileira e mundial e que de alguma forma faz com que a sociedade não caminhe pra frente, pelo contrário, dê passos longos para trás. Talvez não os deuses em si, mas as instituições religiosas que estão por trás(não tão por trás assim), que sujam e acabam com a imagem dos tão amados e adorados Deuses.
Mas não só de trevas que são feitas as religiões. No caso do Candomblé ou Macumba, por exemplo, representam a resistência dos negros em relação aos exploradores europeus. Além do fator resistência, existe também o fator beleza e simplicidade em seus rituais, o que é difícil de ver nas religiões euro-asiáticas.
Historicamente, as religiões influenciaram muito nos acontecimentos. A idade média, por exemplo, foi marcada pela intolerância e pelo medo de perder o poder. Por falar em intolerância, praticamente nenhuma religião(incluindo os Ateus e Agnósticos) respeita ou tolera outro tipo de crença ou opinião. E é essa intolerância que gera diversos conflitos e em uma situação maior, até guerra.
Se hoje o Brasil é conhecido no mundo por causa do Samba – e de sua cultura em geral, é graças à cultura afro-brasileira que foi trazida pelos europeus em caravelas e em condições subumanas. E, se hoje ele é o país onde reside o maior número de católicos do mundo, é por causa de um sistema de exploração que foi usado na idade média para disseminar(impor) o catolicismo nas colônias européias, já que nas metrópoles a idéia de religião já estava muito avançada com o renascimento e com o protestantismo.
Ainda no quesito exploração, não só Brasil que os Europeus impuseram o Cristianismo Católico, na América e na África, culturas, ritos e religiões foram dizimadas graças aos nossos antepassados europeus. Foi graças à exploração euro-católica que perdemos mais de 6 milhões de índios e, conseqüentemente, perdemos sua tão rica e magnífica cultura. Foi por causa da exploração católica e européia que perdemos toda a sabedoria e cultura maia/asteca/inca. A exploração era tão forte que os templos incas eram derrubados e botavam uma igreja em cima para demonstrar a soberania metropolitana.
Hoje em dia, as igrejas tratam a fé das pessoas como mercadoria, como objeto. Tratam as fragilidades dos fieis sem afago, como coisa qualquer. Nessas igrejas que se vê em cada esquina, se tem como desculpa ‘espalhar a mensagem de Deus e Jesus Cristo’ mas, na verdade, querem usurpar do dinheiro e da mente das pessoas. Os fieis acabam por fim como zumbis. Zumbis a espera do tão esperado juízo final, em que Deus, o salvador, lhes dão o mais esperado ainda passaporte para os céus. Para os que foram malvados durante a vida, Deus os castigam e jogam-nos para o quinto dos infernos, onde o Demônio cuidará das suas almas até o fim dos tempos. Não só de controladores de marionetes que é feito a igreja, a pedofilia é mais do que comum dentro da igreja católica. Com tantas acusações, parece que a revolucionária palavra de Jesus Cristo não está nem um pouco cravada nos muros das igrejas. Parece que a milenar palavra de Deus não está nem um pouco cravada nos muros do vaticano, muito menos nas vestimentas do Papa, que além de ter a cruz vermelha em suas vestimentas já teve a suástica nazista no braço direito.
Me parece que uma das únicas instituições que tem poder para instaurar a paz e a justiça no mundo, despreza e contraria todos esses sentimentos e esse tão perigoso poder.

2 comentários:

Mariana Chevrollier disse...

Ficou massa, o texto. Veri gud!

Mas tu passaste uma impressão muito ruim das religiões, Hugo. Que está fazendo muita merda no mundo está, mas a religião na sua forma mais primitiva, o âmago da religião mesmo, é muito bonito... Apesar disso tudo.

Unknown disse...

assino aonde? KKKKKKKKKKKKKKK ;D